A virtude da persistência


"Desistir ou persistir? Fracassei de novo, mas, nem por isso não deixarei de tentar. As vezes penso que a vida está de complô contra os meus planos. Será que existe algo maior impedindo que eu consiga?" (Moisés Gadelha em 'Dilemas da Minha Vida' - pertencente à série "As páginas do livro que ainda não escrevi")


E de repente nos deparamos com mais uma baixa. Mais uma coisa que deu errado. Chegamos a pensar em desistir de tentar. Esses momentos de nossas vidas, muitas das vezes, estão acompanhados de sequentes sentimentos de fracasso, o que não é nada legal para o ego do ser inconsequente que somos, ou que fomos nos tornando. 

Pra começar temos as vitórias e conquistas. Essas deixam o nosso corpo com uma sensação tão boa e inigualável. Um "boom" sentimental e nervoso nos afeta com uma proporção tão positiva e agradável que esquecemos que já tivemos cabisbaixos.

Quando experimentamos esse sentimento de vitória, desejamos tanto sentirmos novamente, que passamos a buscá-lo com mais intensidade. Acontece que nem só de vitórias se fazem as batalhas. E a vida, mesmo sendo abstrata, pode ser comparada a um adversário que nos mata, pouco a pouco, e sempre finda por nos vencer. Nem sempre as ações que tomamos e as circunstâncias, estarão favoráveis para que tenhamos sucesso novamente. Daí a persistência se faz necessário.

Quando nos deparamos com as vitórias não pensamos em nada de ruim, claro. Só queremos comemorar e nos sentir bem. Já nas derrotas, nos vem as tristezas e nunca conseguimos raciocinar nos "por quês" daquilo, e somente nas consequências. Saber as razões pelas quais algo deu errado, com certeza, nos ajudará a ter em mente o objetivo novamente. A vontade de tentar de novo é o mesmo desejo de persistir e continuar buscando o(s) objetivo(s).

Um motivo para persistirmos em buscar os nossos objetivos, pode ser ver e participar das vitórias das pessoas próximas a nós. De um jeito ou de outro, a vitória da pessoa que está ao nosso lado pode representar algo de grande valor para nós. Podemos tanto nos sentir desejosos de conseguir o mesmo momento de sentimento bom. Ou as vezes, pensamos erroneamente que aquela pessoa é melhor que nós, ou mais competente na busca dos seus sonhos.

Parafraseando, algo que li na internet e não consigo recordar o autor: Não existem pessoas mais competentes que as outras. E sim, pessoas que não desistem e têm sempre em mente seus objetivos, e as que em contrapartida, desistem fácil e são desatentas!

Para alcançar os objetivos é necessário treinarmos a virtude que cada um de nós já temos desde o nascimento: a Persistência! E quando conseguirmos conquistar, já iremos ter valorizado com tanto esforço as nossas batalhas que o momento terá mais gosto, o sentimento será ainda melhor. O gosto da vitória com esforço e muita persistência, esse eu quero sempre pra mim, e desejo que vocês também queiram e tenham.


Comentários

Postagens mais visitadas